QConSp 2011, segundo dia: eu fui!

Bem, cá estou eu de volta para falar do 2.º dia do QCon São Paulo. Muita experiência foi compartilhada no domingo: caching, cloud, NASA, arquitetura evolucionária e outras coisas.

Na primeira palestra, tivemos o Kunal Bhasin da Terracotta, com a palestra Caching e NoSQL, mas talvez pudesse se chamar Caching e NoRDBs.

Kunal Bhasin da Terracota
Kunal Bhasin da Terracota

A apresentação foi muuuito bacana, discutindo inicialmente a problemática de otimizar os recursos de RAM de super servidores, que acabam sub-utilizados devido ao comportamento do Garbage Colletion.

Entre as soluções apresentadas estava o EhCache (projeto opensource mantido pela Terracotta) que “melhora o desempenho … e simplifica a escabilidade”, principalmente quando combinado às outras soluções da empresa, como o BigMemory e o Terracotta Suite. A integração do EhCache às outras soluções me impressionou particulamente pela simplicidade, pois se resume em uma configuração XML (chave/valor) muito simples. Mas não se engane, não foi apenas uma demonstração de produtos da Terracotta, a apresentação foi bem científica e séria, muitas vezes o Kunal justificou sua fala em pesquisas científicas (Berkley, MIT).

Ao final, ele mandou ver em uma comparação entre a performance de uma aplicação com e sem “Terracotta”. E blz! Funcionou o “ao vivo”. Pois é, o cara falou de coisas não triviais e se fez entender!

A segunda palestra, para mim foi a melhor deste QCon SP (talvez porque eu era fascinado pela NASA na infância???): o Khawaja Shams da NASA – é, da NASA, – apresentou: “MythBusters – Mission Cloud Computing @ NASA”.

Khawaja Shams da NAAAAASA!
Khawaja Shams da NASA

Como o próprio título já falava, Khawaja compatilhou a experiência da NASA em utilizar clouds do mercado (GAE, Amazon e Azure), no melhor estilo “caçadores de mitos” (MythBusters), expondo o que era mito e verdade na adoção de clouds. Ele falou sobre segurança e confiabilidade, disponibilidade, “capacidade infinita”, e se cloud é só para empresa pequena.

E tome mais perspectiva científica no QCon: para poder “desmitificar” estes mitos (as hipóteses), a NASA criou algumas aplicações com dados abertos (experimentos) para testar cada uma das plataformas citadas, sobre cada perspectiva de mito. Além do assunto ser muito interessante, a apresentação foi um show:

  • mostrou algumas dessas aplicações de teste, como a Be a Martian,
  • foi “carimbando” mito por mito e dando seu parecer,
  • e – a coisa mais doida no evento – mostrou a utilização ao vivo do nuvem da Amazon com um controlezinho inusitado para solicitar mais capacidade dos servidores da Amazon (a galera foi aos risos), muito divertido.

O moral da história é que hoje a NASA utiliza sim nuvens comerciais, e se preocupa com infra-estrutura a partir de uma outra perspectiva – a com suporte de nuvem.  Segundo Khawaja, ele e seus colegas têm mais tempo para pesquisas “relevantes”, como um robô atleta controlado via iPhone! ahauhau! O cara é muito divertido!

RebeccaParsons e Arquitetura Evolucionária
RebeccaParsons e Arquitetura Evolucionária

A última palestra da manhã, com a Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, falou sob arquitetura evolucionária, o título era Evolutionary Architecture – Como fazê-la funcionar. Palestra enxuta, mas com recheio completo. Ela diferenciou design emergente de arquitetura evolucionária, discutiu sobre a idéia de adiar decisões que podem ser adiadas, reforçou a idéia de debito técnico, ressaltou a importância de identificar o que reversível em um projeto, nível de acoplamento desejado. E lógico, reforçou que para a arquitetura ser evolucionária é preciso testar, testar e… testar de novo!

À tarde, assisti 02 palestras da trilha Agile no Estado Arte e uma da trilha O browser como plataforma.

Rodolpho UgoliniA palestra do Rodolpho Ugolini, da IBM, reforçou a visão de agilidade baseada em pessoas e, além de discutir o estado da arte, apresentou alguns dos livros que ele acha interessante – inclusive, comprei um deles na hora da apresentação: Software Enginnering, Best Practices (o livro traz 200 práticas comparadas em mais de 20 anos de observação). Finalizou apresentando o Jazz Process, que consiste em conjunto de princípios para serem aplicados em processos de desenvolvimento. Foi o momento “zen” do QCon. Muito bom.
Veja mais sobre o palestra do Rodolpho Ugolini

O Saulo Arruda da empresa Jera apresentou 5 anos em 1 – aprendendo a empreender. Pelo tema pensei que seria algo para motivar futuros empreendedores, mas, entre o convite da palestra até o dia do QCon, alguns reveses acometeram a Jera. Então, com muito bom humor, o Saulo apresentou as lições aprendidas após os problemas enfrentados… que não foram poucos. Ele mostrou o quão bacana pode ser começar seu própria negócio, e o quanto você tem que saber onde está pisando para poder dar o próximo passo.

Os complicados testes de interfaces e componentes web foi um tema apresentado em dupla, Andrews Medina e Francisco Souza, da Globo.com e do CobraTeam fizeram uma visão geral da ferramentas de testes de interface, além de mostrar algumas em funcionamento.
Veja mais sobre a palestra de Andrews Medina e Francisco Souza.

Apesar do domingo estar repleto de palestras interessantes, devido ao horário o vôo de volta para Fortaleza não pude assistir as demais.  Mas era o que tinha para o fim de semana.

Bem, posso dizer que o QConSP continua muito bem e eu voltei para casa, como no ano passado, cheio de idéias.

6 comentários sobre “QConSp 2011, segundo dia: eu fui!

  1. Oi Eduardo,

    é gratificante ver que na FA7 existem professores que se preocupam em se manter atualizados. Nesse caso, você é um deles. Gostaria de parabenizá-lo e espero que continue sempre assim.

  2. Assim como o primeiro post sobre o QConSP esse também ficou MUITO bom!

    Acho que eu fui a única pessoa do qconsp que não fiquei muito impressionado com a palestra do Khawaja Shams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s